Colaboradores

Dr. Juan Manuel Barja López.
Graduado em Medicina e Cirurgia, especialista em dermatologia e doenças sexualmente transmissíveis, Mestre em Saúde Internacional e Medicina Tropical.
Realizou formação e cooperação médica em Bolívia, Senegal, Camarões, Brasil e Guiné Equatorial.
Assessor técnico na área de dermatologia do Instituto de Saúde Carlos III de Madrid. Execução do projeto de formação em Dermatologia para médicos que cuidam de pacientes com HIV na Guiné Equatorial.
Webmaster da iniciativa www.tropicaltelemedicine.org.
contato: juan.barja@gmail.com.

Dra. Gema Barbeito Castiñeiras.
Graduada em Medicina e Cirurgia. Especialista em Microbiologia e Parasitologia.
Grau em «Estatísticas em Ciências da Saúde».
Formação em diagnóstico de malária e parasitoses em London School of Higiene and Tropical Medicine.
Realizou formação de recursos humanos em técnicas de diagnóstico rápido de HIV e vírus hepatotrópico, técnicas rápidas e teste de susceptibilidade antimicrobiana no laboratório de microbiologia e de recebimento e processamento de hemocultivos.

Dra. María Berdeal Díaz.
Graduada em Medicina e Cirurgia. Especialista em Cirurgia Geral e do aparelho digestivo. Participou em projetos de cooperação na Bolívia, Senegal e Camarões.

Dr. Pascual Caballero Fernandez.
Graduado em Medicina e Cirurgia. Especialista em pediatria. Realizou formação, comunicação e monitoramento nos projetos de cooperação em que participou com MSF em Porto Príncipe (Haiti), Dadaab (Quênia), Madaoua (Nigéria) e Darbhanga (Índia) e com outras ONGs em Tindouf (Argélia), Lamu (Quénia), Meki (Etiópia) e Farafangana (Madagáscar). Principais áreas de trabalho: desnutrição, sarampo, cólera, malária, tuberculose, neonatologia. Atualmente trabalha em MSF como conselheiro em Pediatria.

Dr. Xavier Cano Camps.
Graduado em Medicina e Cirurgia. Especialista em Cirurgia Ortopédica e Traumatologia. Participou de projetos de cooperação médicos na Costa do Marfim (Duékoué e Korhogo).
Dra. Elba Carballo Nuñez.
Graduada em Medicina e Cirurgia. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Participou em projetos de cooperação em Senegal.

Dra. Elena Cidoncha Escobar.
Graduada em Medicina e Cirurgia. Especialista em Pediatria com formação específica em cuidados intensivos em Espanha e Costa Rica. Formação em medicina e pediatria tropical em Holanda com MSF e em HIV no Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica. Experiência em projetos de cooperação médica com a ONG MSF, chegando a realizar tarefas de líder de equipe médica, e trabalhando em diferentes áreas (HIV, anemia, desnutrição, tuberculose, malária …) em países como a Libéria (Hospital Materno-Infantil Benson, Monróvia), Etiópia (Hospital Degahbur na região somali) e Myanmmar (clínicas de HIV na província de Shan).

Dra. Patricia Felpete López.
Graduada em Medicina e Cirurgia. Especialista em Medicina Física e de Reabilitação. Atualmente fazendo um a segunda especialidade em Medicina de Família e de Comunidade. Participou em diferentes projetos de cooperação em Senegal (Yoff, Touba Merina e Sam Jabal) e Ruanda.

Dr. Diego Fernández Alonso.
Graduado em Medicina e Cirurgia. Especialista em Radiologia. Capacitado para diagnóstico com RX, ecografia, TC e RMN.

Dr. Fernando Gonzalez Hidalgo.
Graduado em Medicina e Cirurgia. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. Participou em projetos de cooperação no Brasil, Ruanda, Chade, Camarões e Sahara Ocidental.

Dr. David Mingo Botín.
Graduado em Medicina e Cirurgia. Especialista em Oftalmologia. Trabalha na seção de Córnea e Superfície Ocular. Colaborador do projeto oftalmológico em Turkana (Quênia) desde 2009, dedicada à prevenção da cegueira, trabalhando em xeroftalmia, tracoma e catarata, principalmente. Webmaster da iniciativa ojosturkana.org.

Dra. María Montero Martín.
Especialista em Pediatria pelo Hospital Virgen del Rocio em Sevilha (Espanha), Mestre em Pediatria Tropical na Liverpool School of Tropical Medicine (Reino Unido), é uma pediatra apaixonada pela Saúde infantil internacional e a infectologia pediátrica.
Trabalhou em vários países tropicais e de recursos limitados (República Centro-Africana, Etiópia, Quênia, México, Peru, Guatemala, Brasil) em projetos de cooperação internacional para o desenvolvimento, ação humanitária, ou como parte de sua formação especializada em rotações clínicas. Liderou vários projetos de investigação sobre HIV e TBC no México, Peru e Nepal, e participou em grandes consórcios europeus de investigação, como EUCLIDs.
Colaborou na formação de recursos humanos sanitários em México, Quênia e República Centro-Africana. Colaborou como professora visitante no Máster de Pediatria Tropical da Liverpool School of Tropical Medicine.
Atualmente trabalha como pediatra no Hospital Regional de Melilla (Espanha), região de fronteira entre a Europa e a África.

Dr. Tomas Pérez Porcuna
Pediatra, Doutor em Doenças Infecciosas e Tropicais pela Universidade do Estado do Amazonas (Brasil) e Mestre em Medicina Tropical e Saúde Internacional (Universidade de Barcelona).
Participou em projetos de cooperação internacional no Brasil, Paraguai e Bolívia, bem como em pesquisa operacional com doenças relacionadas à pobreza e em formação de recursos humanos em saúde e grandes endemias.

Dra. Alessandra Queiroga Gonçalves
Biomédica parasitóloga, Doutora e Mestre pela Universidade de Barcelona (linha de Saúde Internacional) e Mestre em Parasitologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Brasil). Experiência em investigação e diagnóstico de laboratório de doenças tropicais e formação de recursos humanos em saúde, tendo trabalhado em projetos no Brasil e na Bolívia. Especialista na gestão de projetos de pesquisa e de cooperação internacional. Atualmente é pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Barcelona.

Dra. Kathlyn Rodiere.
Graduada em Medicina em França pela Universidade de Burdeos. Curso Universitário de Medicina Tropical. Especialista em Microbiologia y Parasitologia por MIR em Espanha. Formação especializada em Medicina Militar no Serviço de Saúde das Forças Armadas francesas para o qual prestou serviço durante 6 anos como Oficial médico, se formando em Medicina Tropical junto a médicos militares cooperantes em zonas de endemias (países africanos, Guiana Francesa, Caribe), assim como em Medicina operacional em situações de conflitos internacionais, catástrofes naturais e epidemias.
Formação em estratégias de implementação de hospitais de campanha, e em riscos biológicos e químicos em países em guerra. Formação em cooperação internacional. Missões assistenciais de campo e embarcado.
Em Espanha trabalhou em microbiologia clínica tanto em laboratórios de hospital como em centro de pesquisa de referência, como o Instituto de Saúde Carlos III de Madrid, onde se formou  no diagnóstico de micoses endêmicas, malária e outras parasitoses.
Áreas de conhecimento: Bacteriologia. Virologia, micologia, parasitologia, doenças infecciosas. Tuberculose, HIV, Malária.

Dr. Pablo Varela García.
Graduado em Medicina e Cirurgia. Especialista em Medicina Interna e Doenças Infecciosas. Diploma em Medicina Tropical e Higiene (DTM & H), da Liverpool School of Tropical Medicine.

Dr. Antonio Vargas Brizuela.
Médico especialista em Saúde Pública e Medicina Tropical. Trabalhou como médico e conselheiro técnico em programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Trabalhou em Angola, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Guiné Equatorial, Costa do Marfim, Senegal, El Salvador, Guatemala, Honduras e Brasil, desenvolvendo ações de assistência, pesquisa e ensino com foco na saúde materno infantil, nutrição, tuberculose e HIV. Sensibilizado com o enfoque de gênero e direitos humanos nas intervenções de cooperação.

Dr. Guillermo Vazquez Mata.
Doutor em Medicina pela Universidade de Barcelona. Especialista em Medicina Intensiva. Trabalhou em vários hospitais de Espanha e França, tanto em unidades de cuidados intensivos como em serviços de urgências.
Catedrático de Medicina da Universidade de Granada e da Universidade Autônoma de Barcelona; especialista em inovação docente.
Trabalha há 19 anos em atividades de cooperação, tendo trabalhado no Magrebe e na África subsaariana. Esta experiência é complementada por atividades no centro de acolhimento de imigrantes da Cruz Vermelha em Granada e assistência em desastres internacionais com a mesma entidade.
Assessor para a cooperação do Conselho Médico de Andaluzia e da Fundação Rede de Colégios Médicos Solidários da Organização Médica Colegial de Espanha.
Diretor do Curso de Medicina Tropical para profissional da cooperação e voluntários, onde se treinaram mais de 600 médicos e enfermeiros de toda a Espanha.
Presidente da ONG Medicina Andaluza Solidaria dedicada à formação e treinamento de profissionais nos países em desenvolvimento.